terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Tecnologia, Redes e Desenvolvimento
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Rede de Telefonia para Comunidades Barcelenses.
O projeto vai contemplar a instalaçao de 1 TUP (orelhão) e disponibilizar mais 8 pontos para residencias em cada comunidade.
Todas as comunidades serão atendidas por antenas tipo VSAT (Very samall aperture terminal) via satelite.
Isso é muito importante, porque essas comunidades fica isoladas do resto do mundo e não possuem absolutamente nada de comunicação. O Projeto é da OI e não é completo, pelo fato de não contemplar o acesso a internet em banda larga. Tambem pelo que sei esta atrazado a sua implementação. O total sao 20 comunidades que receberão esse sistema mas o governo não definiu com a ANATEL quando serão implementadas.
Eu penso que todo processo de interaçao social hoje em dia, deve ser co-relacionado com as tecnologias digitais de acesso aos recursos que a internet oferece, ou seja fazer inclusao social com inclusao digital. Por que ? porque não existe outra forma mais rapida, barata de se reeducar nossas comunidades neste novo ciclo daera da informação. todos sabemos as oportunidades que a internet oferece. Ajudaria imensamente nossos irmaos ribeirinhos.
Por isso estou iniciando este mês em parceria com a FUCAPI o projeto: Internet nas comunidades Barcelenses. que vai consistir em :
a) Fazer coleta de computadores ja usados pelas empresas de Manaus atravez de doaçoes;
b) Instalar sistemas de antenas tipo VSAT nas comunidades;
c) As Comunidades fazem a contra partida construindo a Sala de Informatica.
Projeto semelhante ao Amazonas Digital , do qual participei do Projeto e Instalaçao em 3 municipios : Silves, Iranduba e Manacapuru.
Não é tão simples quanto parece, porque essas comunidades não possuem uma associação formada para receber as doações, isso dificulta muita coisa, temos portanto que ver outra forma de doar isso as comunidades.
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
Arranjos Produtivos Locais



Dando Prosseguimento, no sentido de elaborar uma proposta de Plano Estrategico para o municipio , convidamos a Sociedade Civil organizada para participar de uma palestra ministrada por tecnicos da SEPLAN no Auditorio Bernardo Cabral , para falar de arrajos produtivos locais ou APLS.
Sabemos como e' dificil reunir estas pessoas em periodo de Eleição, mas mesmo assim estamos empenhados num direçao e como um proposito de gerar emprego e renda neste lugar.
Os Tecnicos da SEPLAN Iran gadelha e Paula Monari , fizeram explanaçoes sobre alguns projetos que estao em andamento, parcerias com a Suframa e Explicaram a importancia das organizaçoes civis, associaçoes , sindicatos estarem em dias com as suas obrigaçoes afim de pleiterem creditos para seus projetos e de suas comunidades.
E' dessa forma que vamos trabalhar , vamos mostrar o norte verdadeiro .......Estamos caminhando...........
Os Arranjos Produtivos Locais – APL’s,
Constituem aglomerados de agentes econômicos, políticos e sociais, localizados em um mesmo território, que apresentam vínculos consistentes de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais tais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa
- Quais são seus benefícios?
Desenvolver as vocações, potencialidades e oportunidades locais;
Ampliar a capacidade competitiva duradoura;
Melhorar a inserção competitiva e sustentável no mercado;
Ajudar a inclusão social pela via de empreendorismo; Incrementar o Protagonismo local – atores ou rede de atores locais liderando processo de mudanças.
É um Núcleo criado pelo Governo do Estado como sugestão do Governo Federal para coordenar, estimular e comprometer as lideranças na elaboração, no acompanhamento e na avaliação dos Planos de Desenvolvimento – PDP’s – e de promover a articulação institucional e empreendedora de segmentos produtivos emergentes no Estado.
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
Visita a Comunidade de Aquariquara
Ola !
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
Liberaçao de Credito para Agricultores do Amazonas
No dia 15 de Agosto foi anunciado pelo ministro a liberaçao de mais de 70 milhoes de Reais para agricultura familiar no Amazonas. a liberação dos recursos, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, informou que o dinheiro faz parte do Plano Safra Mais Alimentos, edição 2008/2009, e representa incremento de R$ 67,1 milhões em relação à safra 20002/2003, quando o setor recebeu apenas R$ 5,1 milhões no estado.
O presidente do Idam, Edson Barcelos, lembrou que os interessados no financiamentos de operações de custeio para agricultores familiares começaram a ser atendidos no dia 1º deste mês pelos bancos que operam com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O produtor interessado deverá procurar uma das unidades do Idam em qualquer município amazonense e apresentar os documentos necessários (título da terra e documentos pessoais) para que a instituição faça seu projeto produtivo
Gente isso e muito importante pelo seguinte :
- A Cerca de 2 anos atras eu e minha equipe tecnica fizemos um cadastramento de mais de 400 pessoas para recebimento do PRONAF. Isso Significa dizer que nosso raciocinio estava certo desde o inicio, quando Reunimos a cooperativa o Sindicato e alguns partidos e fizemos um movimento social para renovar o processo sindical de Barcelos e Pleiteamos o Credito (Ou seja nos fizemos um Projeto que veio exatamente de encontro com as politicas do PResidente LULA).
Trouxemos o O Sr. Secretario de Produçao Rural Eron Bezerra, o Sr. Gilberto Maia Gerente Executivo do Banco do Brasil de desenvolvimento Sutentavel e o Sr. Ferdinando Sub Sec executivo da Sepror. O problema e que o credito do PRONAF nao veio, porque segundo as informações "O Movimento Social de Barcelos" nao esta demonstrando interesse em obter o credito". Fiquei perplexo com a informaçao e lembrei ao Gerente do BB que o PRONAF e' uma politica do Presidente Lula e que nao pode ser negado as populações mais carentes. Agora Chega o Ministro e fala exatamente oque nos Planejamos e Solicitamos. Fica agora a pergunta no ar por que o descaso com Barcelos com relacao ao PRONAF. Tanto foi o Trabalho do Sindicato , Cooperativa e Nosso empenho pessoal pra no final , nada ser feito.
Outro Argumento que sustenta nosso racicinio e' o Projeto dos territorios da Cidadania, no qual tambem constam projetos desta natureza.
Oque mais podemos fazer ...............
Sinceramente, Eu fiz aminha parte, coloquei em contato o movimento Social com a SEPROR e o BANCO do BRASIL, Fiz os Projetos e Protocolamos, falta agor empenho do movimento social de Barcelos Brigar por um direito que e' seu.
Grato !
quinta-feira, 10 de julho de 2008
Geraçao de Emprego e Renda BArcelos -AM
Os empresarios sao dois renomados empreendedores do nosso estado, ja receberam diversos premios internacionais pelos seus trabalhos e praticam o comercio justo.
quarta-feira, 2 de abril de 2008
Projetos PcdoB - Barcelos

Estivemos reunidos eu e Benjamim com a Dep. Vanessa (dia 31/03) e Eron nesta Semana, onde discutimos diversos assuntos entre eles, um estudo para Eletrificaçao Rural da estrada Barcelos Caurés, Divulgação dos trabalhos do PCdoB em Barcelos. Tambem fizemos um convite aos Deputados para visitar nosso municipio no dia 1 de Maio. Dia do trabalhador onde, onde o Sindicato dos trabalhadores Rurais e Extrativistas pretendem realizar um mutirao da cidadania com a População.
Estivemos presente tambem na 1a Plenaria do PCdoB realizada em 2008, onde reuniu diversas lideranças do partido bem como o pre-lançamento de candidaturas a prefeitos e vereadores.
sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008
Caisas que nossa gente nao sabe e os politicos nao fazem questão que o Povo Saiba
Os recursos do Governo da na nossa Cidade
Voce sabe como deveriam ser utilizado os recurso do governo federal no nosso municipio ? nao ? preste atenção .
Parte dos impostos federais que você paga é utilizada diretamente na nossa cidade. Esse dinheiro ajuda na realização de uma série de benefícios para a população. As verbas do Governo Federal ajudam a melhorar sua cidade em diversas áreas:
• Merenda Escolar
• Saúde e Remédios
• Escolas
• Creches
• Idosos
• Estradas
• Poços e Barragens
• Bolsa Família (cartão)
• E muito mais
O dinheiro vem dos impostos e taxas que as pessoas pagam.
Ele é público. Dinheiro público é do povo, é seu.
Você sabe como ele está sendo gasto?
É dever da prefeitura:
• Informar população, com clareza, como gasta o dinheiro.
• Prestar contas à população.
• Quando começar a discutir o orçamento, convocar a população para
audiências públicas. Não é favor, é lei.
OLHO VIVO – O orçamento é a lei na qual os governos (municipal, estadual ou federal) deixam claro o que pretendem fazer com o dinheiro público. Nos municípios, essa lei é votada uma vez por ano na câmara municipal. Esse é um bom momento para participar. Em muitas cidades
do Brasil, a população participa ativamente do processo do orçamento.
Nessas cidades, os moradores decidem como será utilizado o dinheiro da prefeitura e acompanham de perto os gastos. Uma das obrigações da prefeitura é informar a população de seus gastos! A prefeitura deve incentivar a participação popular na discussão de planos e orçamentos. Suas contas devem ficar disponíveis para qualquer cidadão.
(Lei de Responsabilidade Fiscal, art. 48 e 49)
A prefeitura deve ainda:
• Anotar tudo o que compra.
• Anotar o material que envia para as escolas, postos
de saúde, hospitais.
• Publicar suas contas de forma simples em local
visível e de fácil acesso para todos os cidadãos.
Para saber mais sobre o dinheiro público, procure também os vereadores.
Eles, além da prefeitura, têm o dever de informar.
A câmara municipal fiscaliza a prefeitura.
O vereador acompanha de perto os gastos da prefeitura.
A prefeitura presta contas à câmara municipal.
O cidadão fiscaliza todos.
Isso é ser transparente com a população : Oque fazem os prefeitos ? Voce sabe oque eles fazem ? se não sabe procure saber é um direito seu , cobre do prefeito e dos vereadores.
OLHO VIVO – Olho vivo! Sua participação faz a diferença.
A prefeitura deve comunicar por escrito aos partidos políticos, sindicatos de trabalhadores e entidades empresariais com sede no município a chegada da
verba federal em um prazo máximo de dois dias
úteis. (art. 2º, Lei nº 9.452, de 20/3/1997).
Os órgãos federais também devem comunicar às câmaras municipais as verbas transferidas aos municípios (Lei nº 9452). A CGU deve ser avisada se essa
exigência não estiver sendo cumprida em seu município.
Anotaçoes da Controladoria Geral da União.
terça-feira, 26 de fevereiro de 2008
E´ sempre mais Facil
- nNão fazer
- nOmitir-se, do que se expor e ser criticado
- nNão se meter
- nFingir que não viu
- nDizer que não tem tempo
- nNegar-se a participar e recolher-se no seu “canto”
- nCriticar quem faz e apontar erros; dizer que quem faz é saliente
- Achar-se impotente
- nSer rígido, intolerante, inflexível, autoritário
- nFugir do que é novo e repetir velhas fórmulas
- nAchar-se perseguido pelos outros
- nTramar pelas costas do que resolver as questões face a face n
- Não acreditar em ninguém
- nVestir a carapuça no outronExigir fidelidade do que ser fielnRomper em vez de atar, emendar, unirnDizer “eu sou assim mesmo”, e não mudarnÉ SEMPRE MAIS FÁCIL... NÃO FAZER!
Barcelos - Para onde vamos ? (cont)
Situação atual e situação desejada (Objetivos) , que será expresso pela melhoria de indicadores que se pretende obter ao termino do periodo.
Eu penso dessa forma, isso é estratégia e trabalho serio e com propositos definidos e de sermos honesto com nos mesmos e com a população.
Agindo desta forma estaremos caminhando na direçao da construçao de uma comunidade produtiva (solidarismo).
Obrigado
sexta-feira, 11 de janeiro de 2008
Barcelos - Para Onde vamos ?
O meu desejo é propor um caminho, uma alternativa que venha contrapor o modelos de sub-desenvolvimento, alicerçado pelo poder publico nos ultimos anos. Barcelos se acha em estagio pre-embrionário de desenvolvimento nas suas cadeias produtivas e não vejo nenhum movimento do porder publico em propor algo semelhante.
Qual é de fato o municipio que queremos ? Para responder essas perguntas temos que convidar a sociedade civil organizada, a populaçao e juntamente com outras secretarias do governo do estado, uma ação direta, propondo um forum de discussão amplo e democratico : Vamos Escutar a opnião publica para saber como eles enxergam a realidade local. Vamos receber as contribuiçoes e sugestões para estabeleceremos diretrizes do nosso rumo futuro.
Esta forma de ampla participação popular na construçao de um planejamento estratégico de desenvolvimento auto-sustentado p/ o municipio vem instalar um novo marco administrativo em Barcelos. Assim respeitamos as pessoas e as tornamos dignas da cidadania. Isto se tornar-a um instrumento da vontade do povo, que vai assumir a corresponsabilidade na construção de um tempo mais justo e mias equnime socialmente em harmonia com o contexto ambiental.
Pretende-se garantir o aprimoramento do desenpenho gerencial da administraçao pública do municipio com a definiçao de responsabilidades por custos e resultados, que permitirá acompanhamanto e avaliação do desenpenho dos programas em relação aos objetivos especificados no PDLSI (Ja comentado anteriomente)
Vamos criar condições p/ melhoria continua da qualidade e produtividade de bens e serviços ofertados a sociedade, assim termos maior transparencia quanto a aplicaçao de recursos Públicos e respectivos resultados alcançados. É isso que todo lider faz , mostrar o caminho, o norte verdadeiro.
domingo, 6 de janeiro de 2008
PDLIS- Plano de Desenvolvimento Local Integrado Sustentavel - Barcelos
Oque é ? Propor uma discussão sobre as ações que irão nortear o programa de governo do município 2009-2012
Para Responder isso temos que investir em :
Dara transparencias as Contas publicas, Prestar contas dos recebimentos, e convenios que o municipio recebe. Gastar somente oque foi planejado, reduzir custos, melhorar a fiscalização e controle da Prefeitura junta a comunidade.
Amigos, é Esse tipo de processo que temos que discutir com os intelectuais da nossa sociedade Barcelence com o apoio de outras instituiçoes. Isso é Politica, Isso é trabalho !
Falar mal, Fazer Comentarios depreciativos e ficar parado nao adianta nada.
Jose Miracy de Souza Filho
O verdadeiro Lider da Mudança

Agente ou lider de Mudança
(Este artigo abaixo advem de ideias de livros importantes que li e resumi de forma suscinta : Mude o Mundo - Robert E. Quinn, O 8o Habito - Stephen Covey - As 7 Leis Espirituais do Sucesso - Deepak Chopra) - Acredito que os principios nele contidos sao verdadieros e proponho a todos a Leitura.
Hoje em dia estamos acostumados a pensar que somente as pessoas que estão em posição de autoridade devem decidir o que deve ser feito. Mesmo nos momentos cruciais quando percebem o momento de agir, não tomam iniciativas, esperam que alguém lhes diga o que fazer e dai comportam-se como lhes dizem. Tal resistência em proagir, cria no líder (seja ele Presidente, Prefeito, Deputado,Pai,Professor etc... ) mais “confiança do seu posto”. O líder então pensa que é isso que ele deve fazer para que os seus “apóstolos” ajam. Temos então um caso em que um apóia a fraqueza do outro, até que a co-dependência se institucionaliza chegando no extremo de ninguém mais assumir nenhuma responsabilidade (como acontece no nosso governo). Um pacto inconsciente é estabelecido. Tal fato também é comum também não so no governo mas também em outras instituições. Cada um acha que o outro deve mudar para que o relacionamento melhore. Ninguém quer mudar primeiro.
Os verdadeiros lideres da mudança, são aqueles que mesmo sem ocupar altos postos, provocam mudanças significativas em suas organizações (seja ela uma empresa, uma prefeitura, um lar ou uma comunidade do interior). Tais pessoas são tecnicamente conhecidas como agentes de mudanças transformacionais. Tais pessoas possuem características de verdadeiros lideres que os distinguem dos administradores normais. Eles estão fora da linha hierárquica (não são Reis, presidentes, Senadores, nem nada) . Muitas vezes não tem nem autoridade para tarefa em questão, porem estes não se importam com o cargo nem tentam lutar contra hierarquia. Primeiro eles se perguntam “O que é certo fazer nesta situação e qual a medida correta a ser tomada ou quem deve ser chamado para por essa tarefa em pratica”. Segundo, eles não começam as mudanças pelas estruturas da hierarquia, pois sabem que enfrentariam forte relutância. Sendo assim eles formam redes tipo “ad hoc” informais e encontram meios de contrapor as fronteiras dos níveis hierárquicos, concentrando-se no objetivo em si. Essas equipes são bons exemplos de comunidades produtivas. É assim que tudo começa, o agente de mudança dispõem-se a sair de sua posição definida e a quebrar expectativas para dar origem a uma comunidade produtiva. Ele sai e atrai outros para esta experiência, criando um movimento social. Tais pessoas transformam-se em servidores de um sistema e focam nas pessoas. Observe também que elas não perguntam “o que eu quero?” Ou, “o que eu ganho com isso?” Mas sim “o que é certo fazer ?” e depois “que resultados eu quero?” Existe uma grande diferença, ela sai do mundo da negociação para o mundo dos princípios.
Mas a coisa não acaba por ai, muitas vezes o agente de mudança não se importa com as conseqüências dos seus atos e certamente sofrerá um tipo de punição por parte dos “superiores”, principalmente quando o seu trabalho começa a dar resultados positivos. Você se lembra de Ghandi? Ele era uma dessas pessoas e estava disposto a sofrer qualquer tipo de punição em prol da sua causa. Sua autoridade moral inspirou e moveu outras pessoas.
Penso que é de pessoas assim que desejamos que conduzam nossas instituições (governos, bancos, empresas, Igrejas, Lares, escolas etc...), não importam quem seja, desde que suas ações sejam baseadas em princípios, pois estes são imutáveis e valem em qualquer tempo e qualquer época. É muito comum pessoas hoje se candidatarem a cargos políticos, prometendo “mil coisas” a seus eleitores. Tais pessoas focam os seus propósitos no cargo que vão ocupar e nas suas benesses. No fundo são pessoas dependentes, onde o ego é mais importante que o eu. Elas sem “o cargo” obviamente não são ninguém. É o que as pessoas dependentes fazem, colocam o ego em primeiro lugar, que reflete a sua auto-imagem, a sua máscara social, ou o papel que a sociedade lhe deu. Os agentes transformacionais, no entanto, possuem o auto-poder, que vem do eu, ele não só atrai as coisas que deseja para si como dirige as circunstâncias de forma natural. A autoridade moral coloca os seus valores sociais nos princípios, bem acima dos interesses egoístas, assim a autoridade formal terá êxito nas suas empreitadas, sem ela certamente ira fracassar.
Sendo assim não espere que os outros lhes digam o que fazer, simplesmente faça. É isso, coloque a “mão-na-massa” e faça! Não fique a mercê das circunstâncias nem esperando que os problemas se resolvam por si só. Somente as suas atitudes é que fazem a diferença. Não permita que a conspiração silenciosa descrita acima entre o líder e os liderados aconteça na sua organização. Quando você fizer isso verá que outras pessoas também se libertarão e começarão a se questionar da mesma forma que você. Torne-se um grão de excelência neste deserto de mediocridade que impera nas nossas instituições. Novamente, isso tudo vale para empresas, lares, escolas, comunidades, governos etc... não espere que o seu chefe mude, não espere que o seu filho mude, não espere que a sociedade mude, faça a diferença, mude primeiro e inspire os outros a mudarem.
José Miracy de Souza Filho
Engenheiro & consultor empresarial
jmiracy@gmail.com
9967 0431 / 3248 1212
Municipio de Barcelos - Carencia de Lideres

Amigos !
Tenho visto em nosso municipio de Barcelos a falta de lideranças locais. Fala-se muito, faz-se pouco. A governaça municipal bem como a Camara não tem estrategias de desenvolvimento auto sutentavel, não tem plano diretor da cidade para longo prazo, não há projetos de erradicação da Pobreza nem melhoria de qualidade de vida de sua população. A Mentalidade de Pobreza e Miseria impera por lá. O municipio esta a mercê das circunstancias e dos dissabores. Mas me pergunto sera que a situação nao seria normal? nao é isso que se pode esperar ?. È nessa hora que os lideres devem prevalecer, os lideres mostram o caminho que deve ser seguido. Eles apontam qual é o "Norte Verdadeiro". Mas ao inves disso ficam .............
Escondidos ? falando mal ? Puxando o saco ? tentando barganhar um espaço em troca de apoio?.
Falta coragem, falta liderança para quebrar os velhos paradigmas, que estao nas cabeças desses lideres.
Amigos, politica se faz com propostas concretas, realizaveis e que tenham como objetivo a melhoria da qualidade de vida das pessoas , erradicaçao da pobreza, respeito pelo meio ambiente, liberade de expressao, visao de longo prazo, promoçao da justiça e da paz e por ai vai........ Esses são assuntos que temos que discutir e apresentar soluções.
Quebrar esses velhos comportamento exige grande esforço. Somente a Coragem Moral que reside dentro do ser humano aliada aos principios universais e muita disciplina pode iniciar uma processo de Mudança na cabeça desse pessoal.
Depois tem mais, ainda nao acabou