sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O Brasil e Ordem Economica mundial

Palavras Chave : Globalização -> Fluxo de Capitais e Mercadorias, Mercados financeiros, Empresas transnacionais, configuração de blocos aconômicos macrorregionais.

Após o longo periodo pós-guerra de reconstrução dos paises e reordenanamento politico, ouve uma instensificação revolucionaria no campo das tecnologias humanas que ampliou as economias dos paises, oque intensificou o fenomeno da globalização.

Globalizaçõa é um processo que envolve as reduções tarifarias de circulação de bens, serviços e capitais entre paises, aberturas de fronteiras para o comercio mundial maciço e desregulamentação gradativa dos mercados financeiros na Europa e EUA. So pra citar alguns itens de peso. Imagine o planeta sem fronteiras, sem entraves.

Em termos geo-economicos a globalização provocou a industrialização de paises de economias estatizadas pela ruptura da antiga uniao sovietica, dos paises da asia oriental e meridional, a abertura da China Popular e a India a entrada de capitais promoveram esta disseminação da Globalização.

A America latina entrou no jogo muito atrazada, Paises Industrilizados como Brasil,Argentina, Mexico e Semi-Industrilizadas Chile, porque ainda praticavam o modelo de substituição das importações, elevado grau de protecionismo e politica de incentivos fiscais e não fiscais, reforçados mais ainda no pos-guerra.
A Crise dos setores publicos, Inflação , Divida externa foram os sintomas agudos marcaram o fim da era protecionaista deste subcontinente.
No inicio dos anos 90 as estratégias adotadas por estes paises, afim de volter ao crescimento interrompido, foi então abrir suas economias a concorrência externa , equiparar as taxas alfandegarias e diminuir o papel do estado como indutor do crescimento. O Chile foi a unica excessão , pois pinochet abriu o mercado na decada de 80 e os govenantes democraticos posteriores mantiveram as orientaçoes macroencomicas do antigo regime.
O Governo Collor e o plano Real foram então decisivos para o Brasil entrar como ator principal na economia mundial , encerrando o longo periodo de aconomia fechada onde as trocas de bens,serviços e capitais eram considerados secundários para formação da riquesa do país.
Durante o periodo liberalizante, pode-se dizer que desetatização de alguns setores foi decisiva para entrada de recursos externos oque equacionou a conta corrente de balaços de pagamentos. A industria Brasileira recebeu e internalizou muito Capital e tecnologia no pais e tambem avançou no mercado externo.
Porem a Vulnerabilidade externa veio com excessiva valorização do real e a brusca diminuição das taxas afandegarias. A moeda então desvalorizou-se de forma acentuda em janeiro de 1999 devido ao fim da fase ascendente de crescimento das economias internacionais, saldo negativo na balança e conta corrente.

No Auge do Plano Real, o equilíbrio das contas externas dependia fortemente do ingresso de volumes de capitais internacionais. Essa etapa foi concluida. Quando da desvalorização cambial, e mais ainda após a ruptura da euforia especulativa nos mercados financeiros internacionais, esse equilíbrio se tornou dependente de significativos saldos positivos na balança comercial. O Aumento das exportações , passou então a desempenhar o papel vital na estabilidade economica nacional.

Nenhum comentário: