sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

CUBA X Democracia

Estamos sempre presenciando mais uma vez, a repetição da historia, que se apresenta todos os dias em quase todos os lugares da politica nacional e internacional. São absurdos cometidos por seres humanos sedentos, pelo poder ilimitado, que quando convenientes usam a constiuição e quando não rasgam-a para justificar sua pemanencia no poder. Para deixar claro a minha acepção, refiro-me a questão de Chefes de estado, governadores e prefeitos de quererem tornar-se uma especie de "Fidel Castro" localizado no seu mundinho, querem ter sua propia "CUBA" onde possam exercer o seu poderio ditatorial e direcionar as circunstâncias conforme sua "imagem e semelhança" , muitas vezes malogrando a opinião publica e frustrando os interesses do cidadãos. Penso as vezes que isso é quase uma tirania enrustida sob a hégide da constituição. Pra entender melhor veja o exemplo: O Sr. Zelaya de Honduras , quis mudar a constituição para tornar-se como ja disse " Fidel" no seu mundinho. Então veio a reação da oposição que em nome da "Democracia", deportou o presidente temendo que ele tivesse realmente apoio do Eleitorado e ficasse mais forte. Deflagaram um golpe de estado e rasgaram a constuição, claro que ao sabor dos seus interesses. Ledo engano os militares é que ficaram no poder é isso que acontece quando a Democracia falha os militares sempre aparecem. E como é que ficam as instuiçoes democraticas e as pessoas que vivem a margem da cidadania naquele pais e são desrespeitadas por esses incompetentes? porque não praticam uma politica de inserção e participação democratica, atravez do fortalecimento das instituiçoes ?
Temos tambem o mesmo caso em alguns paises da America latina tal como de Hugo chaves na Venezuela, Uribe na Colombia, Evo Morales na Bolivia, Castro em CUBA, Rafael Correa no Equador...... Observem que eu não citei o O Brasil porque é um dos Paises em que a Domocracia é um exemplo para as outras Nações e o Presidente Lula é uma homem inteligente o suficiente para não cometer esse tipo de erro e querer um terceiro mandato. A Democracia funciona no Brasil.
Enfim o que eu quero dizer é que é anti-democratico essa questão de querer "perpetuar-se" no cargo majoritário. Essa Instituição semi-absolutista e como ja disse tirana, ja foi abolida a muito tempo do calendario humano, porque essas relações de poder hegemonico fazem mal pras instituições de uma país e não permitem a inserção das pessoas como cidadãos de uma nação. Ao inves de criarmos melhores seres humanos inserido-os na sociedade, atraves da geraçao de empregos, saude e educação e fortalacimento das instuições, estamos criando um sociedade de mendigos tutelada pelo estado que em breve se tornará falido, por que os recursos um dia se esgotam.E não so de mendigos - o povo, mas tambem de uma especie de aristocracia - elitista ou burguesia que gravitam em torno do "ditador" que insitem em mante-lo no poder afim de sempre obterem vantagens materiais, so pra citar alguns exemplos Lulistas, Pmdebistas, Petistas, Lobistas, Sem terristas...... e por ai vai.
So pra concluir observo que o mesmo fenômeno repete-se com maior intensidade, para os cargos de governador e prefeitos que quere tornar-se hegemonicos em sua "CUBA". No caso da minha cidade O Prefeito atual já foi prefeito duas vezes, elegeu sua ex-secretaria de Educação e agora é prefeito novamente. O preço é alto demais para a Sociedade pagar.

Nenhum comentário: